Publicado em 12.01.2012, às 08h45
O Senhor do Bonfim chamou e os baianos - e muitos turistas - estavam lá desde cedo, para prestigiar uma das cerimônicas que antecedem o período carnavalesco mais tradicionais da Bahia: a lavagem das escadarias da igreja que leva o nome do santo. No elevador Lacerda e nos planos inclinados do Pilar e Liberdade-Calçada, que nesta quinta-feira será gratuito para facilitar a mobilidade de quem for participar do evento, o tíquete gratuito atraiu muita gente - que levou cerca de 20 minutos na fila para descer à cidade baixa. Tradicionalmente cada viagem custa R$ 0,15 ao usuário.
De um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador é possível ver a multidão que se aglomera na parte baixa da cidade, próximo ao Mercado Modelo. No ano passado, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), cerca de 1 milhão de pessoas participaram da procissão da Lavagem do Bonfim, que ocorre entre a igreja da Conceição da Praia e a do Bonfim, no alto da Colina Sagrada, um percurso de oito quilômetros.
Também tem frevo na lavagem em Salvador
Filhos de Gandhy na Lavagem do Bonfim
As baianas, que abrem o cortejo, despejam jogam a água de cheiro contida nos vazos que carregam nas cabeças no adro da igreja e sobre as cabeças dos fiéis. A celebração já tem 258 anos de tradição e une católicos e seguidores do candomblé, em homenagens ao Senhor do Bonfim e a Oxalá, respectivamente.
Imagem da cidade alta, com multidão na manhã desta quinta-feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário