(por Thomaz Vieira)
Uma antiga tradição que por tempos foi esquecida vem ganhando força nos últimos 15 anos. É o Corso, desfile de carros antigos “fantasiados” em clima de Carnaval. Este ano, o evento ocorre no dia 18 de janeiro, como uma chamada para o Bal Masqué – sim, uma “prévia da prévia”.
Segundo o coordenador do desfile, José Lima, esta é uma forma de resgatar a história do Carnaval. O desfile de carros é uma tradição que remonta aos anos de 1940 e 50 que passou muito tempo sem ocorrer e, depois da retomada, em 1999, a cada ano cresce em público. Em 2013, serão cerca de 200 veículos a desfilar, todos devidamente caracterizados.
José Lima anunciou o Corso na coletiva sobre o Bal Masqué (Foto: Diego Nigro)
O cortejo tem concentração no Clube Internacional, a partir das 19h. A saída será às 22h, em direção ao Bairro do Recife – tudo animado por uma frevioca. Na chegada ao Centro, um bloco de frevo espera os foliões motorizados para desfile pera Rua do Bom Jesus.
José Lima ressalva que aqueles que desejarem participar mas não possuírem carros antigos não precisam ficar de fora: os carros modernos também têm espaço, embora fiquem no fim do cortejo.