Biblioteca de Pesqueira homenageia figuras ilustres do Carnaval dos Caiporas. Lourdinha Aragão e Zezinha Potoló são evocadas em “hall da fama”.
O Carnaval dos Caiporas, em Pesqueira, homenageia em 2020 a ilustre foliã Lourdinha Aragão e o tradicional bloco Cambinda Velha. A cidade conta com cerca de 160 agremiações culturais e cada uma dessas expressões culturais faz homenagens individuais.
A Biblioteca Pública Municipal Luiz de Oliveira Neves, instituição da Secretaria de Educação da Prefeitura de Pesqueira, mantém uma espécie de “hall da fama”, onde em festas e eventos mostra detalhes sobre figuras ilustres da cultura pesqueirense. No Carnaval desse ano, faz uma evocação a Lourdinha Aragão e a Zezinha Potoló (do bloco Paixão Coral).
As fotos delas e parte da história foram afixadas num amplo cartaz na primeira sala da biblioteca. “Lourdinha Aragão: Para ela o Carnaval não tem data para começar bem para acabar. “Viva querida, essa festa como se fosse eterna”!
Se o Carnaval é alegria e animação, Lourdinha é a representante “símbolo” desta festa mágica a qual o lema é o “divertimento” e veio para causar.
Curta o máximo e sempre com este sorriso no rosto.
Homenagem justa e marcante que vai render muitas histórias!”
PAIXÃO CORAL
Já a homenagem a Zezinha Potoló, do Bloco Paixão Coral, diz “Zezinha Potoló: Precisa avisar que ela chegou?! Já está abalando as estruturas! Junto às amigas curte até a festa acabar. Alegria, alegria! Coloca o sorriso no rosto e se joga na folia! Viva todas as suas emoções! Merece todo nosso reconhecimento!”.
A homenagem as duas ilustra foliãs pode ser vista pelo público até depois do Carnaval, de segunda à sexta, sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h.
BIBLIOTECA
A Biblioteca Pública Municipal Luiz de Oliveira Neves, instituição da Secretaria de Educação da Prefeitura de Pesqueira, tem 71 anos de existência. O espaço cultural fica na Rua Cardeal Arcoverde, 30, no centro da cidade.
Patrimônio de Pesqueira, a livraria guarda um acervo de 6 650 volumes, todos catalogados, segundo a responsável pela biblioteca, Maria Isabel do Nascimento Ferreira de Araújo. Há 23 anos ela cuida dessa fonte do saber, juntamente com outros funcionários.
Publicado por Flávio J Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário