PARCEIROS NOSSOS

PARCEIROS NOSSOS
PARCEIROS NOSSOS

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Galo da Madrugada chega aos 40 anos como uma grande empresa


Clube foi criado para reviver os antigos carnavais
Publicado em 23/01/2018, às 07h08
O Galo da Madrugada, 70 pessoas no primeiro desfile, em 1978 / foto: reproduzida do site oficial do clube.
O Galo da Madrugada, 70 pessoas no primeiro desfile, em 1978
foto: reproduzida do site oficial do clube.
JC Online

De um pequeno clube de máscaras criado por um grupo de amigos, em 1978, ao maior bloco carnavalesco do mundo, título avalizado pelo Guiness Book of Records, em 1994. Foi este o desenvolvimento do Galo da Madrugada, que comemora hoje 40 anos de fundação. Seu raio de alcance vai a milhares de quilômetros além do Bairro do São José, onde realizou o primeiro desfile.
 “Temos hoje ramificações que extrapolam o Recife, em 13 cidades do país existem agremiações que são êmulos do Galo, Brasília, Porto Alegre, e por aí vai. E interagimos em três países com blocos fundados por brasileiros inspirados pelo Galo, em Quebec, no Vietnã e no Japão. Mas não são franquias, nem eu quero tal coisa”, quem fala sobre as ramificações do Galo da Madrugada, é seu presidente, Rômulo Menezes.
 O Galo da Madrugada é um quarentão bastante ocupado. Há muito tempo deixou de ser apenas uma agremiação carnavalesca, nem seus negócios se limitam à folia: “Temos quatro vetores estratégicos. O primeiro: o Galo não é só Carnaval, é alegria o ano inteiro; segundo: o espaço do Galo não se restringe só ao bairro de São José, estamos em outros Estados, em outros países; terceiro: é multicultural, a gente promove o folclore, a cultura nos ciclos festivos. No São João por exemplo, tem o Forrozão do Galo, animado por trios de forró pé de serra e shows, que atraem 50 mil pessoas por noite; o quarto é o social e o ambiental. Trabalhamos com o pessoal do Coque, os flanelinhas são do bairro, todos têm identificação. No forró do Galo, que fazemos em nossa sede, as barracas são sorteadas entre os pessoal do Coque, temos uma escolinha de música para crianças. A Orquestra Mirim Galo da Madrugada”.
DESFILE
 Nos 40 anos, o homenageado do Galo da Madrugada será ele mesmo: “Mas prestaremos também uma homenagem ao jornalista Francisco José, que cobriu todos os desfiles do Galo. O primeiro, por acaso, porque tinha ido ao São José fazer uma matéria com Badia no Pátio do Terço, nos encontrou, achou interessante e fez uma matéria. Também faremos referência aos homenageados do Carnaval do Recife, Nena Queiroga e J. Michiles”, explica Menezes.
 O Galo vai para a rua em 2018 com três mil pessoas no apoio. Três mil policiais cuidam da segurança. A animação fica por conta dos 30 trios, que percorrem o roteiro do clube com tempo cronometrado. O Galo fica nas ruas da cidade das 9h às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário