PARCEIROS NOSSOS

PARCEIROS NOSSOS
PARCEIROS NOSSOS

domingo, 8 de janeiro de 2012

Ceroula comemora 15 anos com festa pelas ruas de Olinda

Publicado em 07.01.2012, às 19h18

e035ea4d70dc9584b66db400de489184.jpg
Estandarte da Ceroula de Olinda: 15 anos de folia na cidade
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
Do NE10

E não tinha como ser diferente. A festa em comemoração aos 15 anos da Troça Ceroula de Olinda atraiu uma multidão para as ladeiras da cidade histórica, neste sábado, ao som de muito frevo. A concentração começou no fim da tarde, no Largo da Ribeira, Cidade Alta, de forma tímida. Mas logo os foliões foram chegando, chegando, e vibraram a cada acorde do tradicional PAM..PAM..PAMPAM...PAMPAMPAM...PAMPAMPAMPAM... que faz parte do hino do clube (se não conhece, veja a letra aqui). Este foi o primerio dos seis ensaios ao ar livre previstos pelo bloco para este ano antes do Carnaval. O próximo será no sábado (14), às 17h, na porta de Pitombeira.

HISTÓRIA - A Ceroula de Olinda foi fundada em 5 de Janeiro de 1962, por um grupo de seis amigos: Antonio Aurélio Sales (Cabela), fundador e atual presidente de honra; Arthur Ferreira, Gilvan Gonçalves, Lúcio, Jamones Góes e Lucilo Araújo. O nome Ceroula surgiu numa contraposição à outra troça da cidade, o Pijama. Desde então, é muito frevo no pé ano a ano. Milhares de foliões acompanham a troça no Carnaval. Atualmente, a Ceroula conta com cerca de 600 componentes fixos que desfilam pelas ladeiras da cidade alta, em fevereiro.

CURIOSIDADES

» No ano de 1965 não houve desfile da Troça Ceroula por conta da censura imposta pelo golpe de 1964.
» Primeiro ano em que permitiu-se o desfile das mulheres com a camisa do cordão foi 1987, há 25 anos.
» Todos os anos, são distribuídos 2.000 litros de batida e o carro que leva é chamado de carro da pipa.
» A feijoada é distribuída no sábado e é composta de 40kg de feijão, 40kg de carne, além de 40kg de arroz e 20 kg de farinha.
» Algumas personalidades já gravaram o hino da troça: André Rio, Geraldinho Lins, Almir Rouche, Quinteto Violado e Zuza Miranda.
» Em 2003 o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, transformou-se em um legítimo ceroulense, ganhando o traje completo, e acompanhou o desfile na sacada da Prefeitura de Olinda.
» Pela primeira vez, no ano de 2002, Ceroula prestigiou o Carnaval recifense, desfilando pelas ruas do centro do Recife e Recife Antigo, repetindo esse trajeto até o ano de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário