PARCEIROS NOSSOS

PARCEIROS NOSSOS
PARCEIROS NOSSOS

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SOBRE AS CAMBIDAS VELHAS

CAMBIDAS VELHAS-101 NO NOSSO CARNAVAL

Cambinda Velha, uma historia de geração para geração de pai para filho e assim por diante eles seguem a Tradição e Alegria no Carnaval 2011 de Pesqueira.Um grupo de folioes com amor ao que fazem.

O Cambinda Velha, bloco tradicional de Pesqueira, completa 101 anos de existência neste Carnaval dos Caiporas 2011 de Pesqueira.

A tradição do bloco carnavalesco vem sendo repassada de geração a geração desde 1909, quando o Pedro Lopes comerciante de Pesqueira “vendia a melhor carne de sol da cidade”, que muitas vezes levava seu produto e gado para vender na Capital Pernambucana.

Segundo o Rosano Amaral, filho de Zé Amaral, que hoje é o presidente do bloco, a viagem era realizada de caminhão e durava em torno de dois dias.
Em 1907 com a chegada da Rede Ferroviária em Pesqueira o comerciante passou a se dirigir para o Recife no Trem de carga, em uma dessas viagens, o Pedro Lopes ao passar pelo Cais avistou homens de origem africana descarregando os grandes navios e após terminarem os mesmos comemoravam dançando e cantando.

Pedro Lopes acompanhou todo o ritual que ia desde cinco Pontas até a Rua Imperial, todos enfeitados de fitas vermelhas, brancas e amarelas.
Ao chegar a Pesqueira, Pedro Lopes, chamou um grupo de amigos para dançar o carnaval com a mesma característica dos africanos. Em 1909 foi fundado o bloco com vários componentes. Em uma das suas viagens, a busca de material para as vestimentas de seus componentes, o comerciante citou uma frase que até hoje se canta na apresentação do bloco Cambinda Velha: bati o recife todo atrás de fita amarela, fui achar em Cinco Pontas na casa de dona Bela.

Veja o Vídeo relacionado à matéria:

EncartNoticias.com

Postado por PSQ EM FOCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário