Diário de Pernambuco destaca o carnaval de Pesqueira
Em Pesqueira, a vez dos velhos Caiporas.Pegue uma estopa e pinte nela um rosto que, de preferência, lembre ao máximo uma carranca. Compre uma calça colorida, um paletó velho e os vista em conjunto com a estopa já produzida. Pronto. Se não 100% preparado, você já está no caminho certo para brincar o carnaval dos caiporas devidamente a caráter.
A 209 quilômetros do Recife, o município de Pesqueira, no Agreste pernambucano, faz uma das principais festas carnavalescas do interior do estado. A tradição dos caiporas é mantida, diga-se de passagem, sem esforço, sob o comando de Helena Rodrigues e a alegria dos mais de 80 jovens que mantêm viva a brincadeira.
Segundo conta uma antiga lenda dos índios Guaranis, os caiporas são demônios da floresta. Buscando fazer um carnaval diferente e apoiados nessa crença, um grupo de amigos criou, a seu modo, há 49 anos, Os Caiporas de Pesqueira. Fantasiados e assustando as pessoas por onde passavam, a brincadeira ganhou corpo e se transformou na principal fonte da cultura local durante os dias de momo. ´Os meninos gostam tanto que ficam fazendo fila para entrar no grupo, porque não cabem todos. A tradição é forte mesmo`, salientou Helena Rodrigues, 67 anos, que administra os Caiporas, sobretudo com boa vontade e amor pela tradição.
Com a herança deixada pelo marido João Justino, o Gilete (um dos fundadores dos Caiporas), falecido em 2008, Helena não só assumiu a frente do grupo, como também deu uma vida nova à tradição. É ela quem costura as fantasias dos meninos e separa cada uma das roupas. (Daniel Leal)
DO BLOG DO SINESIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário