PARCEIROS NOSSOS

PARCEIROS NOSSOS
PARCEIROS NOSSOS

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Já É Fevereiro,Por: Walter Jorge De Freitas

  • Já é Fevereiro
É verdade, chegou fevereiro. E o Carnaval? Bem, o Carnaval oficial só em março. Notaram que eu citei oficial? É que, queiram ou não queiram, já temos folia em várias cidades brasileiras. Blocos e escolas ensaiando, cantores lançando CDs, turistas fazendo seus planos de viagem, o certo é que já se vivencia o clima carnavalesco.
Aqui na outrora terra das chaminés, está acontecendo a Festa de Santa Águeda, Padroeira do município, cuja culminância ocorre no dia cinco. Não existem mais os encantos dos velhos tempos, no tocante ao lado profano, os tempos são outros. Por sua vez, a parte religiosa está sendo realizada dentro do melhor estilo possível.
Como o tema principal desta crônica é o Carnaval, aproveito para comunicar aos jovens que já tivemos um dos melhores carnavais do interior de Pernambuco. Observaram que eu disse tivemos? Isto mesmo! Nos tempos do quepe, do talco, do lança-perfume, dos bailes nos clubes, da animação nas ruas, tudo ao som de marchinhas e frevos interpretados por orquestras e cantores de primeira linha.
As músicas tinham letras românticas e às vezes engraçadas com sátiras ou críticas relacionadas com o cotidiano, sempre com melodias bem elaboradas e arranjos feitos por quem era do ramo. Tudo isto, são coisas que não voltam mais.
Depois que começamos a imitar o jeito baiano de fazer e brincar a festa dedicada ao Rei Momo há mais gente nas praças, é evidente, entretanto, para que isto aconteça, os governos investem verbas astronômicas, os produtores e empresários faturam uma nota preta, e o que impera mesmo, é a desordem e o barulho.
O Carnaval de Pesqueira faz mais ou menos doze anos, entrou no calendário da FUNDARPE e da EMPETUR, o que significa dizer que esses órgãos governamentais, além de ajudarem financeiramente, deveriam dar uma mãozinha na divulgação.
Porém, nem tudo são flores. Poderiam ajudar muito mais, se não atrapalhassem. Sei que estou sendo repetitivo, pois já abordei isto em outros comentários. Se essas entidades fossem mais ágeis na liberação das verbas e na escolha das atrações, tenho certeza de que os resultados seriam bem melhores.
Acho oportuno lembrar que neste Carnaval, conforme se verifica de dois em dois anos, teremos muitos candidatos distribuindo abraços e sorrisos, por causa das eleições. É chegada a hora de mostrar a cara, dizer que adora os blocos Lira da Tarde e Dois de Ouro, jurar que já saiu nos Caiporas e é vidrado nas Cambindas, fã das Escolas de Samba e dos Cangaceiros. E haja paciência para aturar tanta conversa fiada e bajulação.
Mesmo tendo como certa a presença maciça dos infernais trios elétricos e daquela radiola barulhenta no palco, apelamos para que os organizadores procurem mesclar a nossa festa com atrações que agradem tanto aos jovens como aos mais rodados, entre os quais me incluo. Desejo, também, que caprichem na organização, cuidem da localização e fiscalização das barracas, proíbam a circulação de carroças nos locais destinados às agremiações, concedam maiores espaços ao frevo e o que é mais importante, não deixem de oferecer segurança total aos cidadãos.
Pesqueira, 02 de fevereiro de 2014.   CARNAVAL   DOS   CAIPORAS-FREVO CANÇAO DE WALTER JORGE NELSON VALENÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário